Seguidores

domingo, 9 de setembro de 2012

EXPLICANDO ALGUNS PLEONASMOS VICIOSOS

_______

PRECONCEITO LINGUÍSTICO




o que é necessariamente esse preconceito linguístico?

"Esse preconceito acontece sempre que alguém ou algum povo julgava outrem ou outro povo por meios de ideias linguísticas inadequadas. Assim, por exemplo, se alguém já riu de você por ter falado alguma vez "Nós vai", ele cometeu um preconceito contra você. Quando se julga algum fato d
a língua a partir dos conceitos "certo" e "errado", comete-se o mesmo preconceito. Seria melhor considerar que um uso linguístico seria adequado ou inadequado a depender da situação. Mas jamais se deve fazer chacota, denegrir a língua da pessoa porque esta usa uma fala diferente da dos outros. As línguas são dinâmicas, não estáticas. Há uma infinidade de contextos para usá-la e cada um deve ser adequado. De uma região para outra do país também há diferenças significativas nos sons e nas palavras. Consideramos ainda que um indivíduo escolarizado fala mais rebuscadamente do que um não alfabetizado. Porém, é bom lembrar que nenhuma dessas diversidades de uso deve ser alvo de um julgamento de um "superior" em direção a um "inferior", pois isso incute em preconceito e, ademais, não existe superioridade ou inferioridade linguística. Toda língua cumprirá seu papel se permitir a comunicação. E a diversidade só vem para lhe incrementar beleza. Imagine, pois, se todos falassem igual! Seria muito estranho, não acha?

Outro pré-conceito a respeito da língua é este: achar que o uso popular é uma aberração, que não tem nada de regular. Achar que aquilo que foge da gramática normativa é imediatamente irregular é dizer que os outros usos da língua são totalmente irregulares. Porém cabe ressaltar que os estudos de Linguística comprovam que as línguas não são aberrações coisíssima nenhuma, pois têm muita regularidade. Portanto, eis mais um motivo para extirpar o preconceito.

Às vezes parece que os linguistas estão sempre brigando com os gramáticos tradicionalistas. Mas não é verdade. Enquanto os estudantes de Linguística procuram as regularidades das línguas, independentemente da existência de "erro", os gramáticos buscam exatamente o contrário: procuram onde estão os erros e os acertos do português. Mas nada para polemizar. É certo que essas questões ainda vão dar o que falar, mas é fato que há de se considerar que o preconceito deve ser eliminado.

Portanto, tenha cuidado ao utilizar sua língua, sendo mais rigoroso em contextos que exigem e menos rigoroso em situações mais informais. Isso é comum, pois ninguém consegue seguir sempre a norma culta. Lembre-se que em alguns contextos você deverá se policiar para não sofrer preconceito. E lembre-se também de não ser você o autor do preconceito!"
_____________

NORMA CULTA - Luiz Antonio Sacconi




NORMA CULTA

"Fala-se cada vez mais na norma culta, alguns para defendê-la, muitos para atacá-la. 

Vá aquele que não conhece a norma culta buscar um emprego mais qualificado! Vá aquele que não conhece a norma culta prestar um exame vestibular para uma faculdade reconhecidamente séria ou idônea! Vá aquele que não conhece a norma culta prestar um concurso, buscando qualificar-se para um cargo impor

tante.

Agora, todos os pecados do mundo se devem às elites... Esse discurso cansa.

Claro está que não se pode ir contra a língua popular, sempre mais espontânea e criativa, expressiva e dinâmica. Mas não basta conhecer apenas essa modalidade de língua.

Em suma: o ideal é sermos poliglotas dentro da nossa própria língua. Por que, todavia, alguns se voltam para a norma culta? Porque é a única que exige conhecimento, é a única que exige escola, estudo e queima de pestana. Poucos gostam disso, de se debruçar em livros e estudar. Daí a ojeriza de certos indivíduos a essa modalidade de língua tão rica."

Luiz Antonio Sacconi


____________


Fonte: 
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=521566154524027&set=a.271773609503284.88234.271668552847123&type=3&theater

terça-feira, 4 de setembro de 2012

VENDE FRANGO-SE

VENDE FRANGO-SE, de Martha Medeiros por Cássia Kiss 

"Vende frango-se". É poesia? Piada? Apenas mais um erro de português?


Alguém encontrou esta pérola escrita numa placa em frente a um mercadinho de um morro do Rio: "Vende frango-se". É poesia? Piada? Apenas mais um erro de português? É a vida e ela é inventiva. Eu, que estou sempre correndo atrás de algum assunto para comentar, pensei: isto dá samba, dá letra, dá crônica. Vende frango-se, compra casa-se, conserta sapato-se.

Prefiro isso aos "q tc cmg?" espalhados pelo mundo virtual, prefiro a ingenuidade de um comerciante se comunicando do jeito que sabe, é o "beija eu" dele, o "que vim aqui casa?" de tantos.

Vende carne-se, vende carro-se, vende geléia-se. Não incentivo a ignorância, apenas concedo um olhar mais adocicado ao que é estranho a tanta gente, o nosso idioma. Tão poucos estudam, tão poucos lêem, queremos o quê? Ao menos trabalham, negociam, vendem frangos, ao menos alguns compram e comem e os dias seguem, não importa a localização do sujeito indeterminado. Vive-se.

Talvez eu tenha é ficado agradecida por este senhor ou senhora que anunciou-se de forma errônea, porém inocente, já que é do meu feitio também trocar algumas coisas de lugar, e nem por isso mereço chicotadas, ao contrário: o comerciante do morro me incentivou a me perdoar. Esquecer o nome de um conhecido, não reconhecer uma voz ao telefone, chamar Gustavos de Olavos, confundir os verbos e embaralhar-se toda para falar: sou a rainha das gafes, dos tropeços involuntários. Tento transformar em folclore, já que falta de educação não é. Conserta destrambelhada-se. Eu me ofereço pro serviço. Quem não? Sabemos todos como é constrangedor não acertar, mas lá do alto do seu boteco, ele nos absolve. Ele, o autor de um absurdo, mas um absurdo muito delicado.

Vende frango-se, e eu acho graça é uma coisa boa, sinal de que ainda não estamos tão secos, rudes e patrulheiros, ainda temos grandeza para promover o erro alheio a uma inesperada recriação da gramática, fica eleito o dono da placa o Guimarães Rosa do morro, vale o que está escrito, e do jeito que está escrito, uma vez que entender, todos entenderam. Fica aqui minha homenagem à imperfeição.
________
Fonte: http://bianella.blogspot.com.br/2009/02/vende-frango-se.html in Redefor.