Seguidores

ENEM

17/06/2014 (terça-feira): ENEM: PARA QUE SERVE?



_________________

22/11/2012 MEC divulga notas das escolas no Enem 2011

Governo divulgou notas apenas das escolas em que mais de 50% dos alunos participaram do exame

da redação | 22/11/2012 17h 10

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na tarde desta quinta-feira (22), as notas das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Na lista aparecem apenas as instituições que apresentaram a participação igual ou superior a 50% dos alunos no exame. Entre as 15 primeiras, apenas uma instituição é pública, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Para localizar sua escola, faça o download do arquivo no seu computador e depois aperte "Ctrl + L" para encontrar o nome da instituição. Se ela não aparecer na lista, tente procurar a escola pela sigla de seu estado.
As notas levam em conta as médias obtidas pelos alunos de cada escola em cada uma das provas do Enem: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Redação.
Veja a tabela com as 15 melhores escolas do Brasil no Enem 2011
ColocaçãoEstadoNome da instituiçãoMédia GeralTipo
SPObjetivo Colégio Integrado737,15Privada
MGColégio Elite Vale do Aço718,88Privada
MGColégio Bernoulli - Unidade Lourdes718,18Privada
SPVértice Colégio - Unid III714,99Privada
CEColégio Ari de Sá Cavalcanti710,54Privada
PIInstituto Dom Barreto707,07Privada
SPIntegrado de Mogi das Cruzes - Colégio Objetivo706,12Privada
MGColégio de Aplicação da UFV - Coluni704,28Federal
MGColégio Santo Antonio702,31Privada
10ºRJColégio São Bento702,16Privada
11ºBAColégio Helyos694,58Privada
12ºSPObjetivo Junior Colégio693,47Privada
13ºMGColégio Santo Agostiniano690,56Privada
14ºMGColégio Magnum Agostiniano - Nova Floresta689,17Privada
15ºSPMobile Colégio687,25Privada
____________
FONTE 
____________

05/11/2012 - ENEM: TEMA DA REDAÇÃO "MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI"


Conversando  com alguns alunos e tendo contato com alguns comentários sobre as provas do ENEM, pude constatar que, no que se refere à prova de Redação, uma grande maioria se disse “surpresa” com o tema – “Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”. Se considerarmos o momento econômico por que passa o Brasil, constataremos a coerência da escolha. O Brasil hoje chama a atenção pelo crescente desenvolvimento, o que atrai investimentos do mundo todo.
Há que se considerar que essa visão otimista atinge pessoas de outros países que veem numa possível rota imigratória, a realização do sonho de melhorar de vida, construir um futuro melhor.
Um aluno que procura estar em dia com os noticiários, estar atento às questões da atualidade, procura realizar uma análise crítica dos fatos e tirou dos textos-base oferecidos na referida prova as informações  necessárias para embasar seus argumentos,  certamente  esse aluno conseguiu desenvolver o tema a contento.
A revista Veja publicou em 03 de outubro de 2012 (n. 2289 – p. 118), uma matéria relacionada a esse assunto (“Uma turma bem preparada: O novo fluxo migratório para o Brasil é composto de profissionais qualificados que veem a oportunidade de crescer e fugir da crise econômica e do desemprego em outros países.”).
Acredito que a proposição do aluno para a questão levantada devesse ser pautada no fato de que o Brasil, com a chegada dos imigrantes em grande quantidade, necessite de uma legislação específica  que possa sistematizar a entrada e organizar a permanência dessas pessoas no país, sem esquecer de assegurar um tratamento embasado no respeito e na dignidade.

Enfim... Antes da prova dei muitos palpites sobre prováveis temas, porém, passaram longe da temática em questão. Meu palpite mais forte seria algo relacionado ao “Mensalão”, “Corrupção” etc. Quem sabe no ano que vem...
__________

04/11/2012 - ENEM: CORREÇÃO COMPLETA DAS PROVAS DE HOJE (04/11/2012 - DOMINGO)


Para ter acesso à correção comentada das provas do ENEM de hoje, basta acessar o link abaixo:

CORREÇÃO DAS PROVAS - ENEM - 04/11/2012

Boa Sorte!!!

FONTE
___________

Fernanda Calgaro / Do UOL, em Brasília
O MEC (Ministério da Educação) divulgou por meio de seu Twitter na tarde deste domingo (4) o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012: "Movimento imigratório para o Brasil no século 21".

Ao final do exame, o UOL trará a correção da redação e das outras questões feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.
Essa é a primeira vez em que o ministério divulga o tema da redação pelas redes sociais. Nas últimas duas edições, houve casos de jornalistas que anunciaram o tema antes do final da prova, por meio de celulares nos locais de exame.
Na prova deste sábado (3), o tema "migrações" foi tangenciado com uma questão que tratava sobre a música "A Vida do Viajante", do cantor Luiz Gonzaga (1912-1989). No caso, segundo os professores do o Objetivo que corrigiram o item, a pergunta tratava dos deslocamentos internos em um país da dimensão continental do Brasil.

Novo método de correção
A partir da edição deste ano do Enem, a redação passa a ter uma nova metodologia de correção. Pela primeira vez, os candidatos também poderão ter acesso ao espelho da correção para saber o que erraram. Assim como em anos anteriores, a redação será corrigida por dois examinadores sem que um não saiba a nota dada pelo outro. Se houver discrepância na nota final maior do que 200 pontos, o texto será analisado por um terceiro corretor. Antes, para passar por um terceiro examinador, a diferença tinha de ser acima de 300 pontos.
Se ainda continuar uma diferença de 200 pontos entre as notas dos três examinadores, a redação será analisada por uma banca, que decidirá a nota final.
Segundo o Ministério da Educação, na redação, os examinadores irão analisar cinco competências: 1. domínio da língua portuguesa; 2. compreensão do tema proposto; 3. capacidade de selecionar e organizar ideias; 4. conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e 5. elaboração de proposta para o problema abordado.
A pontuação máxima é mil e, para chegar à nota final, é feita uma média aritmética das notas dadas pelos avaliadores.

Nos casos em que a diferença de pontos entre a nota do primeiro corretor e a do segundo seja menor do que 200 pontos, será feita uma média aritmética das duas.
Em relação à competência 1, na hipótese de a nota de um corretor ser 160, por exemplo, e a de outro, 40, a redação passará para um terceiro examinador. Se essa terceira nota chegar perto de uma das atribuídas por um dos corretores anteriores, nem precisará passar pela banca.  A nota mais baixa será desconsiderada.
De acordo com o regulamento do Enem, o candidato levará zero na redação se fugir do tema proposto, escrever outro tipo que não uma dissertação-argumentativa, entregar em branco, com sete linhas ou menos, copiar trechos dos textos de apoio ou escrever palavrões ou insultos aos direitos humanos. Desenhos tampouco são válidos.
Além da redação, os candidatos também fazem hoje a prova de linguagens e matemática. O tempo máximo é de cinco horas e meia de prova.

Apostas

Os candidatos ouvidos pelo UOL Educação apostavam em sustentabilidade e política, com o mensalão, como temas da redação, e haviam eleito esta prova como a grande "vilã" de hoje.
Cahê Moreira Aguiar, 19, de Belo Horizonte, classificou as provas de “extensas e cansativas”. “Além do primeiro dia, temos hoje pela frente mais 5 horas e meia de prova, além da redação. As provas são muito extensas e cansativas, exigem muito das pessoas. Isso pode atrapalhar”, afirmou o candidato a uma vaga no curso de engenharia civil, que pretende fazer em universidades de Viçosa ou Ouro Preto, ambas cidades mineiras.
Já Edney Carlos Teixeira, 29, disse que a prova de redação é o “bolo da cereja da exaustão” dos candidatos. Ele afirmou ter dado prioridade ao preparo para fazer o texto. “Li muito e fiz ao menos duas redações por semana nos últimos meses”, disse o universitário, que pretende trocar o curso de jogos digitais, no qual está matriculado no 3º período, na PUC-São Gabriel, em Belo Horizonte, pelo curso de cinema.
_____________
_______________
04/11/2012 - QUESTÃO DE PRIORIDADE

_______________
04/11/2012 - ENEM: VEJA A CORREÇÃO COMPLETA DAS PROVAS DE SÁBADO _ 03/11/2012 

Clique no link abaixo e tenha acesso à correção das provas do ENEM de hoje (sábado - 03/11/2012).
Boa Sorte!!!!


_________
__________

26/02/2011 - ENEM: A REDAÇÃO, SEM SUSTORESGATANDO O BOM E VELHO CADERNINHO DE CALIGRAFIA...
________________________________________________
Leiam a matéria a seguir sobre a Redação no ENEM:

Camila Mitye

A Redação, sem susto

Pergunta: Você teme mais as 180 questões de múltipla escolha ou a única redação exigida na prova do Enem? A resposta não é muito difícil de imaginar. O ato de elaborar um texto, expor suas idéias e argumentar sobre um assunto que muitas vezes é desconhecido, pode deixar muita gente de cabelo em pé. 

Desde sua primeira prova, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio exige que o estudante faça uma redação. A dissertação-argumentativa (gênero exigido pela banca do Enem) deve ser clara, simples e convincente, afinal, trata-se de um texto opinativo. Mas não é por isso que você vai sair escrevendo qualquer abobrinha só por puro “achismo”, é preciso ter força nos argumentos. 

Presumindo que você está agora lendo este texto porque procura saber mais sobre a prova de redação do Enem, aqui vão algumas dicas que podem lhe ajudar a perder o medo e sair escrevendo! 

Simplicidade 

Talvez essa seja a dica mais importante. Tentar impressionar a banca escrevendo “difícil” pode ser um tiro pela culatra. Afinal, seu texto pode ficar tão “difícil” a ponto de ser cômico e, como é de praxe, virar piada na internet. Além disso, por se tratar de um exame de avaliação de estudantes do Ensino Médio, os responsáveis pela correção das redações do Enem já imaginam um vocabulário simples, de quem ainda está estudando e que pouco lê. Portanto, lembre-se deste conselho: em se tratando de palavras “difíceis”, menos é mais. 

Começando 

Por onde começar? Pelo título pode ser um mau caminho. Afinal, para tentar se manter naquilo que o seu título indica, você pode acabar limitando seu texto. Então, comece pelo texto e deixe o título por último. No caso da dissertação-argumentativa do Enem, não se esqueça de adiantar o assunto logo no primeiro parágrafo. 

Se quiser fazer alguma citação, atenção para alguns detalhes: 
- Citar frases ou bordões de novelas, filmes ou programas de entretenimento pode parecer fútil e vazio aos olhos da banca corretora. 
- Prefira frases, declarações ou expressões de personalidades da educação, da literatura ou das artes, que estão mais ligadas ao seu cotidiano estudantil e mostram vínculo cultural. 
- Cuidado na hora de citar esses autores. Se não se lembrar ao certo o que ele (a) disse, prefira uma citação indireta, dizendo com suas palavras a citação em questão (como paráfrase) dando os créditos ao dono da “idéia”. Se lembrar da frase por completo, coloque aspas do início ao fim e também cite o nome do autor, sem mudar sua declaração. 

Língua portuguesa 

Os corretores do Enem (e de qualquer bom vestibular) são severos neste ponto: não admitem erros de português. A norma culta é indispensável e isto está claro nas instruções da prova do Enem. 

Veja algumas dicas do que deve ser evitado: 
- Não utilize gírias 
A não ser que esteja absolutamente dentro do contexto (se estiver sendo usada para exemplar a fala dos jovens atualmente, em um texto sobre a adolescência, por exemplo), as gírias não são aconselhadas. 

- Sem coloquialismo 
A escrita não funciona exatamente do modo como falamos. Portanto, cuidado ao tentar escrever de maneira “simples”, como dito acima, para não exceder na simplicidade. A formalidade deve estar acima do coloquialismo. 

- Nada de versos 
O texto exigido na prova de Redação do Enem deve ser escrito em prosa. E texto em prosa é todo aquele que não está escrito em versos. Sendo assim, nada de utilizar versos e escrever sua Redação como uma “ode” ou poesia. Isso também está nas instruções da prova. 

- Evite ser prolixo 
Utilizar mil verbos para dizer algo que poderia ser dito com um ou dois torna a leitura cansativa e prolixa. Mostrar poder de sintaxe, sendo o mais coeso possível, lhe dará pontos no final. Evite também períodos muito longos. 

- Fique longe dos modismos 
A TV é a grande culpada da disseminação de alguns modismos lingüísticos que são errados. Exemplos desses “acidentes” são expressões como “a nível de”, “no sentido de” ou mesmo os gerúndios, como “estar falando”. Essas expressões são consideradas “vazias”, por serem apenas “muletas”, que empobrecem o texto. Utilizá-las pode ser um atestado de reprovação na redação. 

- Cuidado com a letra 
Sabe aquele caderninho de caligrafia que você tanto odiava? Pois é, ele poderia ser um grande aliado no quesito legibilidade. Como as redações do Enem são escritas à mão (e de caneta, o que torna a escrita mais escorregadia e menos aderente do que com um lápis ou lapiseira), subentende-se que quem vai ler o que você escreveu precisa entender sua letra. Se sua letra é ilegível, a leitura pode tornar-se cansativa e de difícil compreensão, deixando o corretor (que, no mesmo dia, lerá dezenas de redações semelhantes) um pouco irritado. 


- Esqueça o “internetês”! 
A não ser que, como no caso das gírias, você esteja exemplando a escrita dos jovens na internet, por exemplo, em hipótese alguma, escreva da mesma forma com a qual se comunica pela rede. A língua portuguesa acaba de receber algumas reformas, mas, por enquanto, incorporar abreviações como “pq”, “vc”, ou expressões como “naum” e substituir o acento agudo pelo “h” ou o “o” pelo “u” ainda não está nos planos da Academia Brasileira de Letras. 

- Modere no estrangeirismo 
Palavras como “ranking” ou “show” foram incorporadas à nossa língua e podem ser usadas tranquilamente. Você precisa ter cuidado é com o exagero de palavras em outros idiomas, elas podem empobrecer sua redação. 

Argumentação 

É na construção de seus argumentos que o candidato mostra ter ou não conhecimento. Como a dissertação é um gênero opinativo, você terá de apontar argumentos convincentes e que façam sentido. É com a leitura de jornais, revistas e livros que você adquire domínio argumentativo e consegue, ao escrever, “convencer” o leitor, ao menos, de que tem embasamento. 

A proposta de redação do Enem vem, geralmente, acompanhada de uma coletânea. Essa coletânea pode ser composta de letras de música, declarações, frases, poesias, textos e/ou imagens. Com base nessas informações, você pode começar a construir sua argumentação, mas, não deve limitá-la à coletânea. Isso quer dizer que, além de retomar idéias da coletânea (o que mostra que você leu atentamente o material oferecido), você deve acrescentar informações externas, que sejam de seu conhecimento, adquiridas por meio de leitura. Essa é uma maneira de deixar claro para a banca que você é bem informado (a). 

E, claro, não fuja do tema. Viajar demais e partir para outros assuntos (tentando mostrar conhecimento) pode acabar lhe prejudicando. 

Treine! 

A Redação é, sem dúvida, uma das provas mais importantes de qualquer processo seletivo que se preze. Vestibulares, concursos e outros exames geralmente exigem dos candidatos que redijam textos, de gêneros e temas variados, para, desta forma, selecionar quem conseguiu a vaga em disputa. 

Então, faça textos semanais, treine a escrita, mantenha a leitura em dia e esteja preparado para a prova de Redação, não só a do Enem. Ler é a melhor forma de aprender a escrever e, ter domínio da escrita lhe ajudará em muitas ocasiões de sua vida profissional ou social, para o resto da vida!

Quer ver ainda mais dicas para redação? Então, clique aqui!
Conheça também as diferentes modalidades de texto e ainda mais dicas para o ano do vestibular!
________________
____________

0 comentários:

Postar um comentário