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PAUTAS - REUNIÕES DE ATPC

20/06/2014: PAUTAS DE ATPC - 1º SEMESTRE DE 2014




É importante salientar que todas as pautas das ATPCs realizadas na EE do Jardim Souza Lima são discutidas e estudadas pela equipe gestora durante as reuniões semanais dos gestores e, não obstante, a temática abordada vem ao encontro das necesssidades da Unidade Escolar, bem como das demandas apontadas pela SEE-SP via Diretoria de Ensino - Região de Jaboticabal – SP.

Na pauta dos dias 03/02 e 04/02, a reunião teve início com um vídeo de motivação: 


Na sequência, foi priorizado o estudo da Legislação - Resolução SE nº 074/2013. Alterações na parte administrativa - apresentadas pelo GOE (Gerente de Organização Escolar), Ezequiel e, na parte pedagógica, pela Diretora da Escola, Maria Clima.

Na pauta do dia 05/02/2014, dentre os assuntos tratados, foi apresentado pela professora Silvana (PCAGP), o Blog da EE do Jardim Souza Lima

Na ATPC do dia 10/02 e 11/02/2014, dentre todos os assuntos tratados, teve um enfoque especial a atuação do Professor Mediado Escolar Comunitário (PMEC) na unidade escolar e, foi importante apresentar a todos as bases legais que fundamentam e orientam as suas funções. Resolução SE nº 07/2012.

Em 17/02 e 18/02/2014, a temática principal da reunião recaiu sobre a importância de se planejar as aulas e, foi passada aos professores uma formação quanto a confeccção de um Plano de Aula. Um dos exemplos passados: Fonte: educador de sucesso.

O plano de aula é importante, pois é preciso ter bem claro tudo o que se pretende fazer durante uma aula.
Ter um plano detalhado que registre seus objetivos, a matéria que será trabalhada, o material utilizado, o que será feito e quanto tempo vai levar proporciona uma organização que pode ser a diferença entre uma aula bem sucedida ou não.
Sugestões para montar o seu plano de aula:
1 – O tema abordado: Escolha o assunto, o conteúdo a ser trabalhado na sua aula;
2 – A justificativa: o motivo de se trabalhar determinado assunto;
3 – Os objetivos gerais a serem alcançados: o que os alunos irão conseguir atingir com esse trabalho; com o estudo desse tema. Os objetivos devem ter um “para que”, ou seja, a frase deve ser composta por duas sentenças. Assim: Objetivo = Habilidade desenvolvida + qual a razão de desenvolver essa habilidade;
4 – Os objetivos específicos: relacionados a cada uma das etapas de desenvolvimento do trabalho;
5 – Série ou turma: de acordo com a série/turma será definida as atividades a serem aplicadas;
6 – Disciplina: Qual a matéria do currículo que está sendo abordada;
7 – As etapas previstas: mais precisamente uma previsão de tempo, onde o professor organiza tudo que for trabalhado em pequenas etapas;
8 – A metodologia que o professor usará: a forma como irá trabalhar, os recursos didáticos que auxiliarão a promover o aprendizado e a circulação do conhecimento no plano da sala de aula;
9 – A avaliação: a forma como o professor irá avaliar, se em prova escrita, participação do aluno, trabalhos, pesquisas, tarefas de casa, etc;
10 – A bibliografia: todo o material que o professor utilizou para fazer o seu planejamento. É importante tê-los em mãos, pois caso os alunos precisem ou apresentem interesse, terá como passar as informações.
O professor deve pensar,   planejar e registrar além de desenvolver novos projetos e técnicas para motivar e melhorar sua aula a cada dia de acordo com a faixa etária e a proposta pedagógica.
Em 19/02/2014, dada a importância da aplicação da Avaliação da Aprendizagem em Processo (A.A.P.), foi destinado uma ATPC (50 minutos) para a correção das provas.

Nas ATPCs dos dias 24/02 e 25/02/2014, os professores se reuniram para preencher as planilhas com os resultados da apliação da A.A.P. de cada turma, planilhas estas que, após devidamente preenchidas viriam a ser utilizadas nas reuniões de Planejamento nos dias 05/03, 06/03 e 07/03/2014 (quarta, quinta e sexta-feira). 

No dia 26/02/2014, dentre os assuntos abordados, estava a apresentação do Programa Currículo+. 

Nos dias 05, 06 e 07/03/2014, ocorreram as reuniões de Planejamento. Segue abaixo a pauta utilizada:

PAUTA – PLANEJAMENTO 2014 - 05/03/2014 (quarta-feira)
                 06/03/2014 (quinta-feira
                      07/03/2014 (sexta-feira)     




Drop literário: "O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes." (Peter Drucker)




ð   05/03/2014 (quarta-feira): 14h00 às 17h10
*         Vídeo – “O Pequeno Hiawatha” (http://www.youtube.com/watch?v=pO6JiaGkZS0)


*        ProEMI - Agrupamentos por área



ð   06/03/2014 (quinta-feira): 08h00 às 12h00 (Almoço na Escola) 14h00 às 16h20
*        Orientação: uso da lousa digital
*         Vídeo - “Trabalho em equipe” (http://www.youtube.com/watch?v=LfNdVZjrp5U)


*        Plano de Ação 2014 – Agrupamentos por área



ð  07/03/2014 (sexta-feira): 07h00 às 10h30 (coffee break) 11h00 às 14h00.
*        Vídeo – “Cordas” (http://youtu.be/4Ycfner6PpU)


*        Normas de Convivência:
- aluno/aluno
- aluno/professor
- professor/professor
- professor/equipe gestora e comunidade escolar
*        Projetos internos/externos / Datas Comemorativas: Responsáveis.

“Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência.” (Paulo Freire)


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Grupo Gestor – EE do Jardim Souza Lima


Na pauta dos dias 10/03 e 11/03/2014, foi priorizada a análise dos resultados da A.A.P. por meio das planilhas digitadas, dos gráficos e dos apontamentos das habilidades que não foram atingidas (índice de acertos iguais ou menores que 50%). Dessa forma, com base nos resultados da A.A.P., bem como das avaliações diganósticas dos professores, foi possível elaborar uma lista de alunos que precisam de uma atenção especial, principalmente durante a Recuperação Contínua.

A pauta do dia 12/03/2014 contemplou o ProEMI para o (re)desenho dos projetos que serão desenvolvidos na Unidade Escolar.

Nos dias 17 e 18/03/2014, a pauta teve como tema norteador a apresentação da SED (Secretaria Escolar Digital. Participaram de uma Orientação Técnica sobre o referido tema, o Vice-Diretor, José Varrichio Júnior, o GOE, Ezequiel e a PCAGP, Silvana, com a incumbência de sermos multiplicadores das orientações aos professores. (Resolução SE nº 20, de 17-2-2010).
SED - Site: https://sed.educacao.sp.gov.br

A ATPC do dia 19/03 trouxe como mote uma das reportagens exibidas no Fantástico (Documentário - Educação.doc) sobre Escolas Públicas bem sucedidas. Durante várias semanas o referido programa trouxe exemplos de ações que vêm dando bons resultados nas mais diversas partes do Brasil. Um texto com a transcrição do vídeo na íntegra foi passado aos professores ("Escola Pública da cidade do Piauí tem alunos motivados e ótimos resultados") e, logo após a exibição do vídeo, trouxemos o que foi exposto para a nossa realidade.

Na pauta das ATPCs dos dias, 24, 25 4 26/03/2014, dada a urgência da digitação na SED (Secretaria Escolar Digital) da frequência dos alunos, disponibilizamos as reuniões para este fim e também para, com base na análise da A.A.P. montar com os professores um programa de trabalho para contemplar as habilidades que não foram atingidas pelos alunos e, ao final, aplicar uma nova avaliação (com as mesmas habilidades) nos moldes da A.A.P. Ficaram definidas algumas ações como: trabalhos a serem desenvolvidos com o P.A. (Professor Auxiliar) e o professor de P.A.A. (Projeto de Apoio à Aprendizagem).

Nos dias 31/03 e 01/04/2014, a ATPC foi destinada ao desenvolvimento de um trabalho da Fundação Lemann (Análise F.O.F.A. (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças)). A Diretora da Escola, Maria Clima e eu (Silvana, PCAGP) estamos participando do curso Gestão para a Aprendizagem (Gestão Estratégica + Gestão Pedagógica) e, todas as etapas do curso levarão à confecção de um Plano de Ação para a unidade escolar. Dessa forma, é de fundamental importância que todos estejam engajados, que participem do desenvolvimento do referido plano.

As ATPCs dos dias 07 e 08/04/2014 tiveram como foco principal a retomada do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, priorizando a questão do ensino por competências e habilidades. Além disso, o Saresp e as Matrizes Curriculares foram revisitadas.



Nos dias 14/04 e 15/04/2014, como atividade das ATPCs da semana anterior, os professores trouxeram aulas preparadas (Planos Aula) e apresentaram durante as reuniões. Tais aulas deveriam ter como base uma Situação de Aprendizagem (Caderno do Professor e Caderno do Aluno), observando-se: o objetivo da aula, a Sequência Didática, as competências e habilidades, os conteúdos, os recursos etc.

Na ATPC do dia 16/04/2014 foi apresentado o vídeo "Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Aluizio Mercadante, Ministro da Educação). 




Nas ATPCs dos dias 28 e 29/04/2014, foi proposto uma autoavaliação com base nas funções de cada um dentro da Escola: Diretor, Vice-Diretor, Professor Coordenador de Apoio à Gestão Pedagógica (PCAGP), PCP (Professor Coordenador Pedagógico), Professor Mediador Escolar Comunitário (PMEC) e Professores (corpo docente) e, na sequência, um debate sobre o que se espera de cada um no desenvolvimento de suas atribuições.

Nos dias 12 e 13/05/2014, dentre todos os assuntos abordados, foi apresentado aos professores o Site Educopédia, como mais uma ferramenta para incrementar suas aulas (sugestão). Também foi socializado com os professores de Língua Portuguesa o que foi trabalhado na O.T. sobre a Olímpiada de Língua Portuguesa (participaram da referida O.T.  eu (Silvana, PCAGP) e a professora Edilena, de Língua Portuguesa.

Nas ATPCs dos dia 19 e 20/05/2014, dentre os assuntos abordados, foi solicitado aos professores que deliberassem sobre como e com que utilizar a verba do PDDE.

Nos dias 26 e 27/05/2014 foram realizadas as reuniões de pais.

No dia 28/05/2014, a ATPC priorizou o agrupamento dos professores por área para que pudessem organizar os seus planos de trabalho (planos de aula, projetos, registros etc.), inclusive os Professores Auxiliares (P.As.) e os professores do P.A.A. (Projeto de Apoio à Aprendizagem).

Nas ATPCs dos dias 02 e 03/06/2014, priorizou-se a retomada de alguns assuntos/atividades como os planos de aula dos P.As. e da Sala de Leitura; o cronograma de observação em sala de aula, o cronograma da Recuperação Contínua, o acompanhamento de um trabalho diferenciado com os alunos dos 6º anos etc.

Nos dias 09 e 10/06/2014, as ATPCs foram destinadas à correção do Simulado  e à confecção das tabelas contendo os resultados por série/turma.

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