Seguidores

sábado, 24 de novembro de 2012

24 DE NOVEMBRO: NASCIA CRUZ E SOUZA (1861) GRANDE NOME DO SIMBOLISMO BRASILEIRO



Cruz e Sousa, o autor de Broquéis e Missal – marcos do Simbolismo brasileiro!
João da Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861, em Florianópolis (SC). Era filho de ex-escravos e ficou sob a proteção dos antigos proprietários de seus pais, após receberem alforria. Por este motivo, recebeu uma educação exemplar no Liceu Provincial de Santa Catarina. Além disso, o sobrenome Sousa é advindo do ex-patrão, o marechal Guilherme Xavier de Sousa, o que demonstra o afeto do mesmo para com os pais do futuro autor.

Apesar disso, Cruz e Sousa teve que enfrentar o preconceito racial que era muito mais evidente na época do que é hoje em dia. No entanto, isso não foi pretexto para desmotivá-lo, uma vez que é conhecido como o mais importante escritor do Simbolismo.
Foi diretor do jornal abolicionista Tribuna Popular em 1881. Dois anos mais tarde, foi nomeado promotor público de Laguna (SC), no entanto, foi recusado logo em seguida por ser negro.
Depois de algum tempo no Rio Grande do Sul e após enfrentar represália para não sair de sua terra natal por motivo de preconceito, o autor fixa residência no Rio de Janeiro, onde trabalhou em empregos que não condiziam com sua capacidade e formação.
É então, em 1893, que publica suas obras Missal (poemas em prosa) e Broquéis (poesias), as quais são consideradas o marco inicial do Simbolismo no Brasil que perduraria até 1922 com a Semana de Arte Moderna.
Casou-se com Gavita Gonçalves, com quem teve quatro filhos, os quais morreram precocemente por tuberculose, o que deixou-a enlouquecida 1896. Foi o escritor quem cuidou da esposa, em casa mesmo. Essa é a temática de muitos poemas de Cruz e Sousa.
A linguagem de Cruz e Sousa, herdada do Parnasianismo, é requintada, porém criativa, na medida em que dá ênfase à musicalidade dos versos por intermédio da exploração dos aspectos sonoros dos vocábulos.
Cruz e Sousa faleceu aos 36 anos, em 19 de março de 1898, vítima do agravamento no quadro de tuberculose.
Veja um trecho do poema “Cristais”, no qual é claro o uso da sinestesia, recurso estilístico que associa dois sentidos ou mais (audição, visão, olfato, etc.):


Mais claro e fino do que as finas pratas
o som da tua voz deliciava…
Na dolência velada das sonatas
como um perfume a tudo perfumava.

Era um som feito luz, eram volatas
em lânguida espiral que iluminava,
brancas sonoridades de cascatas…
Tanta harmonia melancolizava.

Filtros sutis de melodias, de ondas
de cantos volutuosos como rondas
de silfos leves, sensuais, lascivos…

Como que anseios invisíveis, mudos,
da brancura das sedas e veludos,
das virgindades, dos pudores vivos.


Obras: Poesia: Broquéis (1893); Faróis (1900) e Últimos sonetos (1905).
Prosa poética: Tropos e fanfarras (1885) em conjunto com Virgílio Várzea, Missal (1893) e Evocações (1898).


Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

MELHORES APLICATIVOS PARA INCREMENTAR OS ESTUDOS (E O ENSINO)


APLICATIVO AJUDA ESTUDANTES A SE PREPARAREM PARA O VESTIBULAR
Olá leitores!
O GUIA DO ESTUDANTE lançou um novo aplicativo para celular que ajuda os estudantes a estudarem para os vestibulares. O Maratoon é um jogo de perguntas e respostas com questões que podem cair nas provas.
Para jogar, e estudar, basta selecionar o seu avatar (um menino ou uma menina) e escolher uma das cinco áreas do conhecimento: Atualidades, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Português. Escolhido o tema, você pode desafiar seus amigos para saber quem está melhor preparado para o vestibular – há também a versão de jogar sozinho.
O jogo, já disponível na Aple Store do Brasil, pode ser baixado de graça por iPhone, iPod e iPad. Prepare-se para o vestibular com esse game de perguntas e repostas do GUIA, escolha uma matéria, desafie um amigo e divirta-se aprendendo! Aproveite!
APRENDA MATEMÁTICA UTILIZANDO GAMES ONLINE
Olá pessoal!
Três em cada quatro alunos brasileiros terminam o ensino fundamental sem dominar a matemática. A pesquisa feita pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) revela que este quadro, além de impactar a vida dos alunos, prejudica as empresas, que apontam o analfabetismo funcional nessa disciplina como um dos maiores problemas.
Por conta desse problema, a Firjan decidiu criar o Sesi Matemática, programa destinado a alunos do ensino médio de escolas públicas. Os games on-line são alguns dos recursos da iniciativa que já foram implantados nas instituições do sistema Sesi e Senais. O objetivo é que todos os outros recursos sejam ampliados para 11 colégios estaduais.
Fonte: O Globo
Veja outros aplicativos na página do Canal do Ensino
Bons estudos!!!!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

05 DE NOVEMBRO DE 1849: NASCIA RUI BARBOSA

Em 05 de novembro de 1849, nasceu Rui Barbosa, um dos mais influentes políticos brasileiros dos primeiros anos da República. Reconhecido por sua habilidade em escrever discursos e por suas ideias consideradas revolucionárias, Rui Barbosa ganhou a alcunha de Águia de Haia. 


BREVE BIOGRAFIA
Rui Barbosa teve importância em diversas áreas do conhecimento. Orador, jurista, jornalista, abolicionista e homem público brasileiro era filho do político e educador João José Barbosa de Oliveira e de Maria Adélia Barbosa de Oliveira. Desde pequeno teve interesse na área de trabalho de seu pai e acabou cursando Direito em Recife, posteriormente, transferindo-se para a tradicional Faculdade de Direito de São Paulo.

Rui Barbosa de Oliveira bacharelou-se em 1870. Ainda em São Paulo, participou, em parceria com Castro Alves, do jornal Ateneu Paulista, sob a gestão de Joaquim Nabuco. Quando se mudou para o Rio de Janeiro, passou a divulgar suas ideias abolicionistas e bastante liberais, como as eleições diretas.
De volta à Bahia, Rui Barbosa tornou-se deputado provincial e reeleito deputado geral nas duas eleições seguintes, participou da reforma eleitoral (1881) e da reforma do ensino (1882-1883). Suas contribuições políticas foram tantas que ele Rui Barbosa se tornou uma referência, sendo convidado para ser ministro do Gabinete Afonso Celso, pouco antes da proclamação da República. Acabou recusando o cargo por ir contra seus ideias. Rui Barbosa era um grande defensor do sistema federativo e apoiou o movimento republicano.
Para os eleitos do mundo das ideias, a miséria está na decadência, e não na morte.
 A CARREIRA POLÍTICA NA REPÚBLICA
Quando o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República brasileira, em 15 de novembro de 1889, muitas mudanças foram necessárias. Por isso, os militares utilizaram os políticos aliados para estruturar um governo. Desta forma, Rui Barbosa se tornaria o primeiro Ministro da Fazenda da história do Brasil República. No cargo, recorreu à inflação para financiar o crescimento econômico e ajudou na redação da Constituição de 1891.Mais tarde, em 1895, Rui Barbosa seria eleito senador pela Bahia, sendo várias vezes reeleito e ocupando o cargo até a sua morte.
Durante o governo de Rodrigues Alves, Barbosa foi o representante brasileiro na 2ª Conferência de Paz de Haia, realizada na Rússia. Suas ideias eram revolucionárias e enfrentaram preconceitos das chamadas grandes potências. Seu domínio em oratória e sua erudição chamaram a atenção dos demais dirigentes presentes que ouviram sua defesa do princípio da igualdade jurídica das nações soberanas. Por sua participação acabou recebendo a alcunha de “Águia de Haia” e sendo nomeado Presidente de Honra da Primeira Comissão, configurando entre os Sete Sábios de Haia.
Foi também um grande escritor, cujas obras mais importantes foram O Papa e o ConcílioHabeas CorpusCartas de Inglaterra, entre outras. Faleceu em 01 de março de 1923, Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.  Seu legado de obras inclui escritos e discursos sobre todas as questões da época. Foi um político radical e de idéias, sob certos ângulos, muito discutíveis como sua oposição a vacinação obrigatória contra a febre amarela e sua criação e aprovação da lei pela eliminação de todos os documentos que registravam a era da escravidão no Brasil.

SAIBA MAIS

Confira mais sobre a vida do jurista e orador, Rui Barbosa, na reportagem da Rede Globo, de 2006:

05 DE NOVEMBRO: DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA


A língua nacional tem, desde 2006, data comemorativa no Brasil

Através da Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, o presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei do Senado n. 149/04, de autoria do Senador Papaléo Paes (AP) que institui o dia 5 de novembro como Dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil. 

Essa data não foi escolhida ao acaso. 5 de novembro é o dia do aniversário de nascimento de Rui Barbosa, um dos mais ferrenhos defensores da língua portuguesa no Brasil. 

Ao sancionar a lei, de iniciativa daquele Senador da bancada do PSDB pelo Amapá, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva declarou que a intenção era a de valorizar e preservar a língua portuguesa como “importante laço de consolidação da unidade nacional". 

A lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de junho de 2006.



Cantada em verso e prosa, nossa Língua Portuguesa é o bem mais precioso que temos em nosso país. 
É Nossa Língua, nossa Identidade...
Valorizemos a Nossa Língua Portuguesa!!!


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - DOCENTES


Professores:

Informação importante para quem vai participar do Processo Seletivo Simplificado - Docentes (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo). Já foram divulgados os locais das provas. Consulte o seu no site da Vunesp!

Boa Sorte a todos!!!!

__________
Fonte: http://www.vunesp.com.br/