Seguidores

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

05 DE NOVEMBRO DE 1849: NASCIA RUI BARBOSA

Em 05 de novembro de 1849, nasceu Rui Barbosa, um dos mais influentes políticos brasileiros dos primeiros anos da República. Reconhecido por sua habilidade em escrever discursos e por suas ideias consideradas revolucionárias, Rui Barbosa ganhou a alcunha de Águia de Haia. 


BREVE BIOGRAFIA
Rui Barbosa teve importância em diversas áreas do conhecimento. Orador, jurista, jornalista, abolicionista e homem público brasileiro era filho do político e educador João José Barbosa de Oliveira e de Maria Adélia Barbosa de Oliveira. Desde pequeno teve interesse na área de trabalho de seu pai e acabou cursando Direito em Recife, posteriormente, transferindo-se para a tradicional Faculdade de Direito de São Paulo.

Rui Barbosa de Oliveira bacharelou-se em 1870. Ainda em São Paulo, participou, em parceria com Castro Alves, do jornal Ateneu Paulista, sob a gestão de Joaquim Nabuco. Quando se mudou para o Rio de Janeiro, passou a divulgar suas ideias abolicionistas e bastante liberais, como as eleições diretas.
De volta à Bahia, Rui Barbosa tornou-se deputado provincial e reeleito deputado geral nas duas eleições seguintes, participou da reforma eleitoral (1881) e da reforma do ensino (1882-1883). Suas contribuições políticas foram tantas que ele Rui Barbosa se tornou uma referência, sendo convidado para ser ministro do Gabinete Afonso Celso, pouco antes da proclamação da República. Acabou recusando o cargo por ir contra seus ideias. Rui Barbosa era um grande defensor do sistema federativo e apoiou o movimento republicano.
Para os eleitos do mundo das ideias, a miséria está na decadência, e não na morte.
 A CARREIRA POLÍTICA NA REPÚBLICA
Quando o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República brasileira, em 15 de novembro de 1889, muitas mudanças foram necessárias. Por isso, os militares utilizaram os políticos aliados para estruturar um governo. Desta forma, Rui Barbosa se tornaria o primeiro Ministro da Fazenda da história do Brasil República. No cargo, recorreu à inflação para financiar o crescimento econômico e ajudou na redação da Constituição de 1891.Mais tarde, em 1895, Rui Barbosa seria eleito senador pela Bahia, sendo várias vezes reeleito e ocupando o cargo até a sua morte.
Durante o governo de Rodrigues Alves, Barbosa foi o representante brasileiro na 2ª Conferência de Paz de Haia, realizada na Rússia. Suas ideias eram revolucionárias e enfrentaram preconceitos das chamadas grandes potências. Seu domínio em oratória e sua erudição chamaram a atenção dos demais dirigentes presentes que ouviram sua defesa do princípio da igualdade jurídica das nações soberanas. Por sua participação acabou recebendo a alcunha de “Águia de Haia” e sendo nomeado Presidente de Honra da Primeira Comissão, configurando entre os Sete Sábios de Haia.
Foi também um grande escritor, cujas obras mais importantes foram O Papa e o ConcílioHabeas CorpusCartas de Inglaterra, entre outras. Faleceu em 01 de março de 1923, Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.  Seu legado de obras inclui escritos e discursos sobre todas as questões da época. Foi um político radical e de idéias, sob certos ângulos, muito discutíveis como sua oposição a vacinação obrigatória contra a febre amarela e sua criação e aprovação da lei pela eliminação de todos os documentos que registravam a era da escravidão no Brasil.

SAIBA MAIS

Confira mais sobre a vida do jurista e orador, Rui Barbosa, na reportagem da Rede Globo, de 2006:

0 comentários:

Postar um comentário