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quarta-feira, 4 de junho de 2014

14/06/2013 - O.T. - GR: FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO AO GESTOR

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE JABOTICABAL
Praça Dr. Joaquim Batista, 204 – Centro – Fone (0xx16)3209-2340 – Fax (0xx16)3209-2390
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Pauta

Orientação Técnica: GR: Formação dos Professores Coordenadores de Apoio ao Gestor
Data: 14/06/2013
Horário: das 8h30 às 17h30
Objetivos:
Ø  Propiciar um momento para apresentação e interação dos Professores Coordenadores de Apoio ao Gestor;
Ø  Refletir sobre as funções e atribuições do Professor Coordenador de Apoio ao Gestor de acordo com a Resolução SE- 03/2013;
Ø  Diferenciar através do estudo das atribuições do Diretor de Escola (Res. SE70/2010) e do Professor Coordenador ( Res. SE 88/07) as funções dos gestores;
Ø  Levantar as necessidades de formação do Professor Coordenador de Apoio ao Gestor;
Ø  Refletir sobre a multiplicidade dos olhares possíveis do educador;
Ø  Utilizar a tecnologia como possibilidade de interação e troca de experiências entre os profissionais do grupo.
Conteúdo:
Ø  Função do  Professor Coordenador de Apoio ao Gestor;
Ø  Aprendizagem do olhar;
Ø  Uso da Tecnologia
Atividades:
1.      Dinâmica  “Livro”;
2.      Levantamento dos conhecimentos “ O que eu sei sobre a função do Professor Coordenador de Apoio ao Gestor”
3.      Estudo da Resolução SE 03/2013;
4.      Leitura da Resolução – SE (70/2010) e (88/07);
5.  Oficina de dimensionamento das ações de acordo com as funções de cada gestor especificadamente;
6.  Elencar e priorizar as necessidades de formação do ponto de vista do Professor Coordenador de Apoio ao Gestor;
7.      Vídeo – Zoom
Livro – Metodologia e Prática de Ensino - FREIRE, Madalena. Observação, registro, reflexão: instrumentos metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, Série  Seminários, 1996.
9.      Criação  do grupo de Professor Coordenador de Apoio ao Gestor no facebook;
10.   Avaliação
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Desde o começo, lá nos anos 90 do século passado, a Pixar nos dá um belo motivo para chegar os cinemas uns minutos mais cedo. Um curta-metragem é exibido antes de seus longas. E com “Valente” (2012) não seria diferente, sendo precedido por “La Luna”.

Mais singelo impossível: temos um barco com três pessoas. Um senhor de idade, um adulto e uma criança. O começo já dá o tom da história, ainda que algumas belas surpresas estejam guardadas. Tanto o idoso quanto o adulto usam bonés e a criança está recebendo o seu primeiro. É sinal de sua iniciação nos negócios dos adultos, mas também é o primeiro motivo de discórdia, já que um acha que o boné tem que ser usado baixo, enquanto o outro, alto.

E assim vai seguindo a bela narrativa, com o menino ora imitando os trejeitos daquele que se presume ser o pai, ora o do pretenso avô. Mas quando um problema surge, e nem os métodos dos dois mais experientes conseguem resolvê-lo, e é a inocência e criatividade da criança que irá abrir caminho (ao mesmo tempo em que descobre que o bacana mesmo é usar o boné virado para trás). A metáfora é muito forte e faz um belo paralelo com o próprio “Valente”, já que o longa também é focado em questões de hereditariedade, tradição e quebra de expectativa na linhagem. Mas, ao mesmo tempo, fica claro que, não importa como o trabalho é feito, ele precisa ser feito. E que é essa tradição, muito acima da forma, que funciona como laço entre os três. Como se vê no final, o mundo precisa deles.

Por isso fica muito clara a mensagem de “La Luna” e, logo, a de “Valente”: é preciso reverenciar a história, mas é preciso que os jovens encontrem seu próprio caminho.

Confira!! (Fonte: alemdooscar)

1.      Dinâmica  “Livro”;



7.      Vídeo – Zoom


Minhas anotações:



Fotos do Encontro

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