Diário da Profª Silvana Moreli. Professora de Educação Básica (PEB-II) de Língua Portuguesa/Língua Inglesa com sede na EE do Jardim Souza Lima - Bebedouro - SP. (Diretoria de Ensino - Jaboticabal - SP.) com o intuito de divulgar os trabalhos desenvolvidos na referida Unidade Escolar.
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sábado, 13 de abril de 2013
domingo, 24 de março de 2013
22 DE MARÇO: PLANEJAMENTO
Dia 22/03/2013, sexta-feira, das 08h00 às 15h30, aconteceu o terceiro dia de Planejamento na EE do Jardim Souza Lima - Bebedouro - SP., como já previsto no calendário escolar. Este teve como principal abordagem a análise dos resultados obtidos na Avaliação Diagnóstica em Processo, proveniente da Diretoria de Ensino - Região de Jaboticabal.
"Aprender não é colher informações transmitidas pelo professor, mas processá-las, transformá-las em algo; mais do que isso, construir cultura e conhecimento, o que muitas vezes, está para além dos conteúdos".
Objetivo: Refletir com os professores os resultados da Avaliação Diagnóstica em Processo e os possíveis encaminhamentos de alunos/turmas para a recuperação contínua com a atuação do Professor Auxiliar e a recuperação contínua com atuação do professor da sala.
* Retomada da Res. no. 02, de 12/01/2012 - "Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar ao alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual";
* Atas de registros do encaminhamento dos alunos com resultados insatisfatórios de aprendizagem para a Recuperação Contínua - indicação das turmas para atuação do Professor Auxiliar, as respectivas disciplinas e a quantidade de aulas.
* Considerações sobre a parceria entre o Professor da classe e o Professor Auxiliar.
______
No período das 12h00 às 13h00, foi servido um almoço, na própria escola: momento de interação, de confraternização entre grupo gestor, grupo docente e demais funcionários da escola.
"Aprender não é colher informações transmitidas pelo professor, mas processá-las, transformá-las em algo; mais do que isso, construir cultura e conhecimento, o que muitas vezes, está para além dos conteúdos".
(Currículo Oficial do Estado de São Paulo)
Objetivo: Refletir com os professores os resultados da Avaliação Diagnóstica em Processo e os possíveis encaminhamentos de alunos/turmas para a recuperação contínua com a atuação do Professor Auxiliar e a recuperação contínua com atuação do professor da sala.
* Retomada da Res. no. 02, de 12/01/2012 - "Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar ao alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual";
* Atas de registros do encaminhamento dos alunos com resultados insatisfatórios de aprendizagem para a Recuperação Contínua - indicação das turmas para atuação do Professor Auxiliar, as respectivas disciplinas e a quantidade de aulas.
* Considerações sobre a parceria entre o Professor da classe e o Professor Auxiliar.
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No período das 12h00 às 13h00, foi servido um almoço, na própria escola: momento de interação, de confraternização entre grupo gestor, grupo docente e demais funcionários da escola.
sábado, 2 de março de 2013
EE do JARDIM SOUZA LIMA - BEBEDOURO - SP. - PLANEJAMENTO 2013
28/02/2013 - PAUTA
OBJETIVO: Refletir sobre os princípios do Modelo de Gestão e ações que influenciarão diretamente no modelo pedagógico e na qualidade da aprendizagem.
* Acolhimento: Vídeo - As cinco perguntas que podem mudar sua via para sempre.
* Apresentação e análise dos dados dos indicadores:
=> internos: do ano de 2012 - aprovação, retenção e evasão.
=> externos: SARESP / IDESP / IDEB
* Avaliação: autoavaliação (externa / interna / diagnóstica)
=> Autoavaliação institucional
a) Como está a nossa escola?
b) Nossos alunos estão aprendendo?
c) Como está a qualidade da aprendizagem dos nossos alunos?
=> Interna (Alinhamento Construtivo)
a) Vídeo: Comece pelo fim
(1) Objetivos: O professor deverá ter claro qual o objetivo da aula / avaliação.
O que o professor espera de seu aluno (expectativas de aprendizagem).
(2) Avaliação
(3) Atividades
* Estudo e elaboração de Planos de Aula - estudo e utilização do Caderno do Professor e do Caderno do Aluno.
___________
01/03/2013 - PAUTA
* Avaliação Diagnóstica:
=> Avaliação em Processo
=> Recuperação: PA (professor auxiliar) e Recuperação Contínua.
* Avaliação Diagnóstica (Orientações e Recomendações Pedagógicas para a aplicação da Prova de Produção Textual (Língua Portuguesa) e Matemática.
=> Aplicação das provas em sala de aula: de 04 a 08 de março.
=> Data do 3º dia do planejamento: 22 de março (Análise dos resultados).
* Contrato Pedagógico (revisão / sugestões)
* Projetos: Escola, Diretoria de Ensino e Secretaria da Educação
* Concursos / Olimpíadas
* Datas Comemorativas / Atividades Culturais
* Calendário Escolar 2013 - Avaliações Bimestrais
* Reflexão-Ação: FOFA (força - oportunidade - fraqueza - ameaça)
* Currículo Oficial (PAP)
* Dificuldades de ensino (professores) e de aprendizagem (alunos) - PAP
OBJETIVO: Refletir sobre os princípios do Modelo de Gestão e ações que influenciarão diretamente no modelo pedagógico e na qualidade da aprendizagem.
* Acolhimento: Vídeo - As cinco perguntas que podem mudar sua via para sempre.
* Apresentação e análise dos dados dos indicadores:
=> internos: do ano de 2012 - aprovação, retenção e evasão.
=> externos: SARESP / IDESP / IDEB
* Avaliação: autoavaliação (externa / interna / diagnóstica)
=> Autoavaliação institucional
a) Como está a nossa escola?
b) Nossos alunos estão aprendendo?
c) Como está a qualidade da aprendizagem dos nossos alunos?
=> Interna (Alinhamento Construtivo)
a) Vídeo: Comece pelo fim
(1) Objetivos: O professor deverá ter claro qual o objetivo da aula / avaliação.
O que o professor espera de seu aluno (expectativas de aprendizagem).
(2) Avaliação
(3) Atividades
* Estudo e elaboração de Planos de Aula - estudo e utilização do Caderno do Professor e do Caderno do Aluno.
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01/03/2013 - PAUTA
* Avaliação Diagnóstica:
=> Avaliação em Processo
=> Recuperação: PA (professor auxiliar) e Recuperação Contínua.
* Avaliação Diagnóstica (Orientações e Recomendações Pedagógicas para a aplicação da Prova de Produção Textual (Língua Portuguesa) e Matemática.
=> Aplicação das provas em sala de aula: de 04 a 08 de março.
=> Data do 3º dia do planejamento: 22 de março (Análise dos resultados).
* Contrato Pedagógico (revisão / sugestões)
* Projetos: Escola, Diretoria de Ensino e Secretaria da Educação
* Concursos / Olimpíadas
* Datas Comemorativas / Atividades Culturais
* Calendário Escolar 2013 - Avaliações Bimestrais
* Reflexão-Ação: FOFA (força - oportunidade - fraqueza - ameaça)
* Currículo Oficial (PAP)
* Dificuldades de ensino (professores) e de aprendizagem (alunos) - PAP
domingo, 10 de fevereiro de 2013
UM NOVO ANO LETIVO, UM NOVO TEMPO, UM NOVO DESAFIO...
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
EM NOVA "RESIDÊNCIA"...
Este ano, por conta do processo de remoção, encontro-me em nova "residência" - EE do Jardim Souza Lima - Residencial Bebedouro - Bebedouro - SP.
E quero nesse momento, deixar registrado o meu sincero agradecimento a todos pela maravilhosa acolhida. Espero que eu consiga fazer um bom trabalho, corresponder às expectativas e que, de fato, eu possa contribuir para o efetivo aprendizado dos meus alunos (que os resultados sejam plenamente satisfatórios). Um ótimo ano letivo a todos!
E quero nesse momento, deixar registrado o meu sincero agradecimento a todos pela maravilhosa acolhida. Espero que eu consiga fazer um bom trabalho, corresponder às expectativas e que, de fato, eu possa contribuir para o efetivo aprendizado dos meus alunos (que os resultados sejam plenamente satisfatórios). Um ótimo ano letivo a todos!
domingo, 3 de fevereiro de 2013
LEMBRANCINHAS PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA
Como em todo início de ano letivo, procuro levar sempre, no primeiro dia de aula, uma lembrança para os meus alunos. Já há algum tempo vinha confeccionando marca-páginas, no entanto, esse ano, resolvi mudar. E aí está o resultado!
Escola nova (EE Jardim Souza Lima - Residencial Bebedouro - Bebedouro-SP.), novas lembranças!
Agora é só esperar que os meus alunos aprovem.
Desejo a todos um ano de muitas realizações, muitas conquistas e muita aprendizagem!!!
Escola nova (EE Jardim Souza Lima - Residencial Bebedouro - Bebedouro-SP.), novas lembranças!
A ideia do cata-vento surgiu depois de uma pesquisa na Internet. |
Resolvi aliar o cata-vento a materiais escolares básicos como o lápis e a borracha , por exemplo. |
Para algumas salas, substitui o lápis preto por lápis de cor. |
Para uma das salas do Ensino Médio, utilizei os grampos trilho ou "romeu e julieta". |
Também fiz uso da borracha branca. |
O lápis preto foi a primeira experiência com os cata-ventos. |
Desejo a todos um ano de muitas realizações, muitas conquistas e muita aprendizagem!!!
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
A EE MAURÍCIO MONTECCHI ESTÁ EM FESTA...
A EE Mauricio Montecchi está em festa, e eu, particularmente, estou muito orgulhosa e feliz pelos meus alunos Anselmo Duartte Dourado Ramos, que passou para a segunda fase do vestibular da Unesp - Jaboticabal - curso de Administração e, além disso, pela quantidade de acertos, as perspectivas são as melhores para o resultado da Fuvest que será divulgado no dia 17/12 - curso de Matemática Aplicada. Já a Mariana Zago, passou para a segunda fase do vestibular da Unesp - Araraquara - curso de Letras. Aos dois, meus sinceros parabéns. São exemplos de alunos comprometidos e dedicados aos estudos! Que Deus os abençoe! Estamos na torcida!!!!
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O ASSUNTO É... EE MAURÍCIO MONTECCHI
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
OBMEP: DIVULGADO O RESULTADO DA 8ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS - 2012
Foi divulgado o resultado da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2012. Quero, portanto, parabenizar os alunos da EE Mauricio Montecchi pelo brilhante desempenho, bem como os professores que muito se empenharam para tal. São eles:

* JAKELINE RODRIGUES CUNHA (Medalha de Ouro) - Profa. Érika Drudi Sant'Anna Bortoleto - 7º Ano C.
(Na foto, a aluna Jakeline Rodrigues Cunha e a Diretora da EE Maurício Montecchi, Fátima Deghaid Pereira, durante a premiação dos alunos no evento da OBMEP de 2011)
* GIOVANI DAVANÇO COSTA (Medalha de Bronze) - Profa. Érika Drudi Sant'Anna Bortoleto - 7º Ano C.
* ALINE PEREIRA DA SILVA (Menção Honrosa) - Profa. Valéria Massom - 6º Ano C
* TAUANE MILKA DE ALMEIDA CESAR (Tauane Milka) / (Menção Honrosa) - Profª Valéria Masson - 1a Série B (E.M.).
* BRUNA ZAGO LIMA (Bruna Zago) / (Menção Honrosa) - Profª Fátima Moraes - 2ª Série A (E.M.).
* ANSELMO DUARTTE DOURADO RAMOS - (Menção Honrosa) - Profa. Fátima Moraes - 3ª Série B (E.M.)
Parabéns a todos pela merecida conquista!!!
Obs.: O resultado integral pode ser acessado no site oficial da Olimpíada (http://www.obmep.org.br/). No entanto, tivemos alguns problemas para acessá-la e, se por ventura o nome de algum aluno foi omitido nesse post, nos retrataremos tão logo tenhamos acesso à lista por município que, segundo a Profª Érika, é enviada para os e-mails dos professores.
Finalizo essa mensagem com um pensamento do qual eu, particularmente, gosto muito (para refletir):
"De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte... Da procura, um encontro!" (Fernando Sabino)
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8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP (www.obmep.org.br). A OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
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O ASSUNTO É... EE MAURÍCIO MONTECCHI
sábado, 24 de novembro de 2012
24 DE NOVEMBRO: NASCIA CRUZ E SOUZA (1861) GRANDE NOME DO SIMBOLISMO BRASILEIRO

Cruz e Sousa, o autor de Broquéis e Missal – marcos do Simbolismo brasileiro!
João da Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861, em Florianópolis (SC). Era filho de ex-escravos e ficou sob a proteção dos antigos proprietários de seus pais, após receberem alforria. Por este motivo, recebeu uma educação exemplar no Liceu Provincial de Santa Catarina. Além disso, o sobrenome Sousa é advindo do ex-patrão, o marechal Guilherme Xavier de Sousa, o que demonstra o afeto do mesmo para com os pais do futuro autor.
Apesar disso, Cruz e Sousa teve que enfrentar o preconceito racial que era muito mais evidente na época do que é hoje em dia. No entanto, isso não foi pretexto para desmotivá-lo, uma vez que é conhecido como o mais importante escritor do Simbolismo.
Foi diretor do jornal abolicionista Tribuna Popular em 1881. Dois anos mais tarde, foi nomeado promotor público de Laguna (SC), no entanto, foi recusado logo em seguida por ser negro.
Depois de algum tempo no Rio Grande do Sul e após enfrentar represália para não sair de sua terra natal por motivo de preconceito, o autor fixa residência no Rio de Janeiro, onde trabalhou em empregos que não condiziam com sua capacidade e formação.
É então, em 1893, que publica suas obras Missal (poemas em prosa) e Broquéis (poesias), as quais são consideradas o marco inicial do Simbolismo no Brasil que perduraria até 1922 com a Semana de Arte Moderna.
Casou-se com Gavita Gonçalves, com quem teve quatro filhos, os quais morreram precocemente por tuberculose, o que deixou-a enlouquecida 1896. Foi o escritor quem cuidou da esposa, em casa mesmo. Essa é a temática de muitos poemas de Cruz e Sousa.
A linguagem de Cruz e Sousa, herdada do Parnasianismo, é requintada, porém criativa, na medida em que dá ênfase à musicalidade dos versos por intermédio da exploração dos aspectos sonoros dos vocábulos.
Cruz e Sousa faleceu aos 36 anos, em 19 de março de 1898, vítima do agravamento no quadro de tuberculose.
Veja um trecho do poema “Cristais”, no qual é claro o uso da sinestesia, recurso estilístico que associa dois sentidos ou mais (audição, visão, olfato, etc.):
Mais claro e fino do que as finas pratas
o som da tua voz deliciava…
Na dolência velada das sonatas
como um perfume a tudo perfumava.
Era um som feito luz, eram volatas
em lânguida espiral que iluminava,
brancas sonoridades de cascatas…
Tanta harmonia melancolizava.
Filtros sutis de melodias, de ondas
de cantos volutuosos como rondas
de silfos leves, sensuais, lascivos…
Como que anseios invisíveis, mudos,
da brancura das sedas e veludos,
das virgindades, dos pudores vivos.
Obras: Poesia: Broquéis (1893); Faróis (1900) e Últimos sonetos (1905).
Prosa poética: Tropos e fanfarras (1885) em conjunto com Virgílio Várzea, Missal (1893) e Evocações (1898).
Graduada em Letras
Fonte: Equipe Brasil Escola
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
MELHORES APLICATIVOS PARA INCREMENTAR OS ESTUDOS (E O ENSINO)
APLICATIVO AJUDA ESTUDANTES A SE PREPARAREM PARA O VESTIBULAR
Olá leitores!
O GUIA DO ESTUDANTE lançou um novo aplicativo para celular que ajuda os estudantes a estudarem para os vestibulares. O Maratoon é um jogo de perguntas e respostas com questões que podem cair nas provas.
Para jogar, e estudar, basta selecionar o seu avatar (um menino ou uma menina) e escolher uma das cinco áreas do conhecimento: Atualidades, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Português. Escolhido o tema, você pode desafiar seus amigos para saber quem está melhor preparado para o vestibular – há também a versão de jogar sozinho.
O jogo, já disponível na Aple Store do Brasil, pode ser baixado de graça por iPhone, iPod e iPad. Prepare-se para o vestibular com esse game de perguntas e repostas do GUIA, escolha uma matéria, desafie um amigo e divirta-se aprendendo! Aproveite!
Fonte: Guia do Estudante
APRENDA MATEMÁTICA UTILIZANDO GAMES ONLINE
Olá pessoal!
Três em cada quatro alunos brasileiros terminam o ensino fundamental sem dominar a matemática. A pesquisa feita pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) revela que este quadro, além de impactar a vida dos alunos, prejudica as empresas, que apontam o analfabetismo funcional nessa disciplina como um dos maiores problemas.
Por conta desse problema, a Firjan decidiu criar o Sesi Matemática, programa destinado a alunos do ensino médio de escolas públicas. Os games on-line são alguns dos recursos da iniciativa que já foram implantados nas instituições do sistema Sesi e Senais. O objetivo é que todos os outros recursos sejam ampliados para 11 colégios estaduais.
Fonte: O Globo
Veja outros aplicativos na página do Canal do Ensino
Bons estudos!!!!
Fonte: Canal do Ensino
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
05 DE NOVEMBRO DE 1849: NASCIA RUI BARBOSA
Em 05 de novembro de 1849, nasceu Rui Barbosa, um dos mais influentes políticos brasileiros dos primeiros anos da República. Reconhecido por sua habilidade em escrever discursos e por suas ideias consideradas revolucionárias, Rui Barbosa ganhou a alcunha de Águia de Haia.
BREVE BIOGRAFIA
BREVE BIOGRAFIA

Rui Barbosa teve importância em diversas áreas do conhecimento. Orador, jurista, jornalista, abolicionista e homem público brasileiro era filho do político e educador João José Barbosa de Oliveira e de Maria Adélia Barbosa de Oliveira. Desde pequeno teve interesse na área de trabalho de seu pai e acabou cursando Direito em Recife, posteriormente, transferindo-se para a tradicional Faculdade de Direito de São Paulo.
Rui Barbosa de Oliveira bacharelou-se em 1870. Ainda em São Paulo, participou, em parceria com Castro Alves, do jornal Ateneu Paulista, sob a gestão de Joaquim Nabuco. Quando se mudou para o Rio de Janeiro, passou a divulgar suas ideias abolicionistas e bastante liberais, como as eleições diretas.
De volta à Bahia, Rui Barbosa tornou-se deputado provincial e reeleito deputado geral nas duas eleições seguintes, participou da reforma eleitoral (1881) e da reforma do ensino (1882-1883). Suas contribuições políticas foram tantas que ele Rui Barbosa se tornou uma referência, sendo convidado para ser ministro do Gabinete Afonso Celso, pouco antes da proclamação da República. Acabou recusando o cargo por ir contra seus ideias. Rui Barbosa era um grande defensor do sistema federativo e apoiou o movimento republicano.
Para os eleitos do mundo das ideias, a miséria está na decadência, e não na morte.
A CARREIRA POLÍTICA NA REPÚBLICA
Quando o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República brasileira, em 15 de novembro de 1889, muitas mudanças foram necessárias. Por isso, os militares utilizaram os políticos aliados para estruturar um governo. Desta forma, Rui Barbosa se tornaria o primeiro Ministro da Fazenda da história do Brasil República. No cargo, recorreu à inflação para financiar o crescimento econômico e ajudou na redação da Constituição de 1891.Mais tarde, em 1895, Rui Barbosa seria eleito senador pela Bahia, sendo várias vezes reeleito e ocupando o cargo até a sua morte.
Durante o governo de Rodrigues Alves, Barbosa foi o representante brasileiro na 2ª Conferência de Paz de Haia, realizada na Rússia. Suas ideias eram revolucionárias e enfrentaram preconceitos das chamadas grandes potências. Seu domínio em oratória e sua erudição chamaram a atenção dos demais dirigentes presentes que ouviram sua defesa do princípio da igualdade jurídica das nações soberanas. Por sua participação acabou recebendo a alcunha de “Águia de Haia” e sendo nomeado Presidente de Honra da Primeira Comissão, configurando entre os Sete Sábios de Haia.
Foi também um grande escritor, cujas obras mais importantes foram O Papa e o Concílio, Habeas Corpus, Cartas de Inglaterra, entre outras. Faleceu em 01 de março de 1923, Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Seu legado de obras inclui escritos e discursos sobre todas as questões da época. Foi um político radical e de idéias, sob certos ângulos, muito discutíveis como sua oposição a vacinação obrigatória contra a febre amarela e sua criação e aprovação da lei pela eliminação de todos os documentos que registravam a era da escravidão no Brasil.
SAIBA MAIS
Confira mais sobre a vida do jurista e orador, Rui Barbosa, na reportagem da Rede Globo, de 2006:
______ FONTE
05 DE NOVEMBRO: DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
A língua nacional tem, desde 2006, data comemorativa no Brasil
Através da Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, o presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei do Senado n. 149/04, de autoria do Senador Papaléo Paes (AP) que institui o dia 5 de novembro como Dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil.
Essa data não foi escolhida ao acaso. 5 de novembro é o dia do aniversário de nascimento de Rui Barbosa, um dos mais ferrenhos defensores da língua portuguesa no Brasil.
Ao sancionar a lei, de iniciativa daquele Senador da bancada do PSDB pelo Amapá, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva declarou que a intenção era a de valorizar e preservar a língua portuguesa como “importante laço de consolidação da unidade nacional".
A lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de junho de 2006.
Cantada em verso e prosa, nossa Língua Portuguesa é o bem mais precioso que temos em nosso país.
É Nossa Língua, nossa Identidade...
Valorizemos a Nossa Língua Portuguesa!!!
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